Espíritas são aqueles que seguem a teoria codificada de Allan
Kardec, o espírita como é chamado, defende a existência de espíritos eternos e
as comunicações entre os planos espirituais (mundo invisível) e o plano físico (mundo
visível).
Espiritualistas são todos aqueles que acreditam na existência
de espíritos e mundo místico, sem participar ou vincular-se a uma
religião. Crê em algo além da matéria,
ou seja, o homem sobrevive à morte do corpo seja como espírito, alma, ego, etc.
existe varias filosofias espiritualistas espalhadas pelo planeta.
Espiritualismo
Doutrina filosófica que admite a existência de Deus
e da alma. Contrapõe-se ao Materialismo, que só admite a matéria.
Segundo o Materialismo no ser humano só haveria o corpo físico. Até as
funções superiores como a memória, o raciocínio, as emoções, os sentimentos
poderiam ser reduzidos a simples reações físico-químicas do sistema nervoso, do
sangue, das glândulas internas. O Universo seria formado por acaso e seria
explicado dentro das leis das ciências exatas (Matemática, Física, Química,
Astronomia etc.). Esta é a tese do Materialismo Filosófico, que não deve ser
confundido com o Materialismo Pragmático e Hedonista adotado por aquele que,
embora se diga até mesmo religioso, só quer mesmo é gozar os prazeres da vida
terrena, nem que seja em cima da miséria alheia.
Todos os religiosos, como aceitam a Alma e Deus, são, por isto mesmo,
espiritualista.
Assim, a palavra espiritualista tem significado muito vasto, abrangendo o católico, o protestante, o umbandista, o candomblecista, o israelita ou judeu, o islâmico ou maometano etc.
Espiritismo
Doutrina filosófica também espiritualista,
mas que se diferencia das outras correntes filosóficas por ter características
bem definidas, a saber:
a – concepção tríplice do homem: Espírito –
Perispírito – Corpo Físico;
b – sobrevivência do Espírito como
individualidade;
c – continuidade da responsabilidade
individual;
d – progressividade do Espírito dentro do
processo evolutivo em todos os níveis da natureza;
e – comunicação mediúnica disciplinada
voltada para o esclarecimento e a consolação de encarnados e desencarnados;
f – volta do Espírito à matéria
(reencarnação) tantas vezes quantas necessárias para alcançar a perfeição
relativa a que se destina, não admitindo, no entanto, a metempsicose, ou seja,
a volta do Espírito no corpo de animal para pagar dívidas, como aceita o
Hinduísmo. Conforme o Espiritismo, o Espírito não retrógrado;
g – ausência total de hierarquia
sacerdotal;
h – abnegação na prática do bem, ou seja,
não se dobra nada por esta ou aquela atividade espírita;
i – terminologia própria, como por exemplo,
perispírito, Lei de Causa e Efeito, médium, Centro Espírita, e nunca corpo
astral, karma, Exu, Orixá, "cavalo", "aparelho",
"terreiro", "encosto", vocábulos utilizados por outras
religiões e que não têm cabimento no meio espírita;
j – total ausência de culto material
(imagens, altares, roupas especiais, oferendas, velas etc.);
l – na prática espírita não há batismo nem
culto ou cerimônia para oficializar casamento;
m – respeito a todas as demais religiões,
embora não incorpore a seu corpo doutrinário os princípios e rituais delas;
n – a moral espírita é a moral cristã: "Fazer ao próximo aquilo
que dele se deseje".
Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas.
É muito comum afirmar-se que ser espiritualista é a mesma coisa
que ser espírita. Aqueles que assim pensam dão prova de que desconhecem
os fundamentos da Doutrina Espírita. Há outros que, ao serem interrogados sobre
a religião a que pertencem, embora sejam espíritas militantes, vacilam e dão
esta resposta: Sou espiritualista.
De duas uma: ou respondem assim porque desconhecem a diferença que há
entre a Doutrina Espírita e as doutrinas espiritualistas, ou porque temem
confessar a qualidade de espírita convicto. Acham que, afirmando serem espiritualistas,
eximem-se de quaisquer responsabilidades, no tocante à religião, diante da
sociedade a que pertencem.
É preciso que se saiba que "todo espírita é necessariamente espiritualista,
mas nem todos os espiritualistas são espíritas".
Embora seja a Doutrina Espírita uma doutrina espiritualista, por
excelência, é necessário fazer-se distinção das demais correntes
espiritualistas.
Será a Umbanda doutrina espiritualista?
Sim, é doutrina espiritualista, porquanto estabelece a comunicação
entre os vivos e os chamados mortos, admitindo, conseqüentemente, a sobrevivência do Espírito após a morte
do corpo físico; admite sua evolução através das vidas sucessivas e crê no
resgate, pela dor, das faltas cometidas em existências anteriores.
Por essas características, não há dúvida alguma tratar-se a Umbanda de
uma doutrina essencialmente espiritualista. Mas, por outro lado, será ela
Doutrina Espírita ou Espiritismo?
Não. A Umbanda não pode ser considerada Doutrina Espírita porque admite
cerimônias litúrgicas, entre elas a do casamento e a do batizado; é litólatra,
porque adota nos seus trabalhos imagens dos chamados "santos" (a
palavra litólatra vem de litolatria, que é a adoração das pedras), e é também fitólatra,
porque faz uso de ervas para defumações, além de outros ritos (a palavra
fitólatra vem do grego phyton "planta"; o segundo
elemento, latra, provém do verbo grego latrein "adorar").
Mas o Espiritismo não tem ritos de espécie alguma.
Centro Espirita Suave Caminho
ResponderExcluirPalestra Pública Terça-feira às 19:30